Entenda como funciona a geração de energia solar

entenda-como-funciona-energia-solar

Muito se fala sobre os painéis fotovoltaicos e seus benefícios para os usuários. Afinal, trata-se de uma tecnologia que ajuda a reduzir em até 95% a conta de luz, sem prejudicar o meio ambiente. Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto e quer entender como funciona a geração de energia solar, continue a leitura.

O que é energia solar?

Anteriormente, já explicamos o que é energia solar e como ela funciona. Porém, vale a pena um breve resumo para que você possa entender melhor. A energia solar é a energia gerada a partir da luz e do calor do sol. Para isso, existem diferentes tecnologias que podem ser aplicadas e uma delas é a energia solar fotovoltaica, com painéis que captam a radiação do sol para transformá-la em energia elétrica.

Como funciona a geração de energia solar?

Estamos falando de uma tecnologia composta por painéis fotovoltaicos, responsáveis por captar a radiação solar e transformá-la em corrente elétrica. A energia produzida é utilizada para alimentar a unidade consumidora. Embora pareça um processo complicado, trata-se de uma solução moderna, que pode ser facilmente instalada em imóveis residenciais, comerciais e até mesmo em áreas rurais.

Para funcionar, os painéis solares são instalados em áreas externas, geralmente em superfícies como telhados, ou em grandes terrenos. Durante o dia, a luz e o calor emitidos pelo sol são captados pelos módulos e, então, transformados em corrente elétrica. Vale lembrar que mesmo em dias nublados ou chuvosos o sol emite radiação, em menor quantidade, mas suficiente para gerar energia. 

Os painéis captam essa energia e geram corrente contínua, que então é levada ao inversor, um equipamento responsável pela transformação da corrente contínua em corrente alternada. Esse é o padrão de corrente utilizado nas redes elétricas convencionais. Com isso, ela é destinada ao uso pelo imóvel, alimentando todos os aparelhos eletrônicos, desde lâmpadas até geladeira, chuveiro e ar condicionado. 

Toda energia gerada é consumida?

É importante ressaltar que nem toda a energia gerada pelo sistema é consumida pelo imóvel. Mas, calma, ela não é desperdiçada. A energia excedente é destinada para a rede concessionária local, que, em troca, repassa créditos de energia para a unidade consumidora. É então que os créditos são transformados em descontos na fatura da conta de luz, gerando economia de até 95% para o consumidor.

Esse é um ótimo negócio, visto que durante o dia, com a luminosidade transmitida pelo sol, o sistema segue produzindo energia e gerando créditos para o usuário. Ao chegar à noite, ou mesmo em períodos com pouco sol, quando a geração de energia é zerada ou sofre uma queda intensa, a unidade pode usufruir dos créditos, sem a necessidade de pagar pela energia consumida.

Vale a pena instalar energia solar?

Após entender um pouco mais sobre o funcionamento do sistema fotovoltaico, você deve estar se perguntando se realmente vale a pena instalar energia solar. A resposta é que sim, esse é um negócio vantajoso para o usuário, uma vez que a propriedade poderá reduzir a conta de luz. Mas não é apenas nisso que a energia fotovoltaica impacta.

Estamos falando de uma energia limpa, sustentável e renovável, que não agride o meio ambiente e tem caráter inesgotável, já que a radiação do sol sempre existirá. Além disso, as placas solares possuem baixa manutenção e alta durabilidade. A vida útil dos painéis pode ultrapassar 25 anos, o que comprova o retorno sobre o investimento. 

E então, o que você acha de reduzir a sua conta de luz em até 95%? Faça um orçamento do sistema de energia solar para a sua casa ou empresa e comece agora mesmo a economizar!

Share this post

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Política de privacidade

Concordar
Metalurgica Schwalm
Olá eu gostaria de saber mais.