Você sabe o que é um módulo fotovoltaico?

modulo-fotovoltaico

Para funcionar corretamente, o sistema de energia solar depende de diversos componentes. Para entender melhor, o kit fotovoltaico é formado por equipamentos como inversor, suporte, cabos, conectores e o módulo fotovoltaico. Este último, caso você ainda não tenha ouvido falar, é um dos principais elementos do sistema de energia solar. Para entender melhor é só continuar a leitura!

O que é um módulo fotovoltaico?

Embora o nome soe um pouco diferente, módulo fotovoltaico nada mais é do que um termo técnico para se referir à placa solar ou ao painel solar. Simples, não é? Mas calma, hoje vamos explicar como este componente funciona e quais são as suas principais atribuições na geração de energia elétrica. 

De acordo com o tamanho do sistema fotovoltaico, os módulos podem ser constituídos por até 72 células solares. A partir desse mosaico de células, a energia solar é captada para, então, dar início ao processo de transformação em energia elétrica. Esse componente é produzido em material semicondutor, como o silício. O elemento é sensível à luz, por isso, ao ser tocado pela radiação solar, dá início à geração de energia a partir do efeito fotovoltaico.

Como funciona o módulo fotovoltaico? Veja o passo a passo!

Para entender claramente como funciona o módulo fotovoltaico, vale a pena conhecer o passo a passo do próprio sistema. Antes disso, vale lembrar que os painéis solares são instalados em superfícies externas, seja em um terreno ou mesmo no telhado de uma casa. Com isso, estão sempre expostos à radiação solar.

Com os módulos fotovoltaicos instalados ao ar livre, a luminosidade proveniente do sol é captada pelo equipamento. As placas geram corrente contínua de energia e, então, cabe ao inversor transformá-la em corrente alternada, que é a energia utilizada nas casas, empresas e indústrias. Esse processo é conhecido como efeito fotovoltaico, quando a energia solar é absorvida pelo módulo, gerando a corrente elétrica. 

O que acontece com o excesso de energia?

Assim que ocorre a transformação da corrente, a energia elétrica é enviada para a unidade consumidora e, então, é utilizada para alimentar todos os dispositivos eletrônicos, além das lâmpadas e tomadas. Caso a unidade consumidora não utilize toda energia (o que é bastante comum), todo excesso é enviado para a rede distribuidora e convertido em créditos energéticos.

É justamente por isso que o sistema de energia solar é reconhecido pela economia que proporciona na conta de luz. Afinal, ao anoitecer ou em períodos de chuva, quando a produção de energia cai, a unidade tem créditos de energia para gastar sem interferir em sua conta de luz. 

Vida útil dos módulos fotovoltaicos

Como vimos, os módulos fotovoltaicos (ou painéis solares) constituem parte essencial do sistema de energia solar. Eles são extremamente duráveis, com vida útil que pode ultrapassar 25 anos. 

Atualmente, podemos observar painéis solares cada vez mais duráveis, chegando a 30 anos de uso. Por isso, ao instalar energia solar, atente-se à empresa contratada. Como se trata de um sistema feito para durar, é fundamental utilizar componentes de qualidade, além de garantia e assistência técnica. Isso faz toda a diferença para o bom desempenho. 

Pensando em instalar energia solar na sua propriedade? Faça um orçamento com a Schwalm agora mesmo!

Share this post

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Política de privacidade

Concordar
Metalurgica Schwalm
Olá eu gostaria de saber mais.