Como funciona a geração de energia solar em dias nublados?

geração de energia solar em dias nublados

O sistema fotovoltaico tem se tornado cada vez mais popular em todas as regiões do Brasil. Porém, com a chegada das estações de frio, surge uma dúvida recorrente sobre a eficiência da geração de energia solar em dias nublados ou chuvosos. Neste artigo, vamos explicar como essa tecnologia funciona em condições climáticas desfavoráveis e como pode ser usada de forma eficiente ao longo dos meses de outono e inverno.

Como funciona a eletricidade por energia solar?

Antes de tudo, é fundamental compreender como ocorre a geração de energia elétrica a partir da luz solar. Esse processo se dá pela conversão da radiação solar em eletricidade por meio de células fotovoltaicas (ou painéis solares). Elas são compostas por camadas de materiais semicondutores, que absorvem a luz solar e geram um fluxo de elétrons que é conduzido por um circuito elétrico. 

O fenômeno é conhecido como efeito fotovoltaico e é a base da geração de energia solar. Em dias ensolarados, a luz incide nas células, originando uma quantidade significativa de energia elétrica. Já em dias nublados, a quantidade de luz é menor, reduzindo a energia gerada. Ainda assim é possível gerá-la e é por isso que a energia solar é considerada uma fonte limpa e sustentável.

É necessário sol para o sistema fotovoltaico funcionar?

Como explicado, a radiação solar está presente mesmo em dias nublados ou de chuva. No entanto, a quantidade disponível é significativamente menor quando comparada a dias de sol forte. Para entender melhor, a luz solar é composta por diferentes tipos de radiação, como infravermelha, visível e ultravioleta. Mesmo em dias com pouca incidência de sol, parte dessa radiação é capaz de atravessar as nuvens e chegar à superfície da Terra.

Além disso, as pessoas desconhecem que a temperatura influencia na geração de energia solar. Em dias nublados, que costumam ser mais amenos, o processo de geração de energia pode se tornar mais eficiente, pois as células fotovoltaicas são sensíveis ao calor – temperaturas elevadas podem reduzir sua eficiência. Portanto, em dias com pouca incidência solar e temperatura branda, o rendimento do sistema pode ser ainda melhor.

Aproveite a melhor época do ano para instalar energia solar

Como vimos até aqui, mesmo em dias nublados a geração de energia solar é possível, ainda que a quantidade gerada seja menor em comparação aos dias ensolarados. Mas com a ajuda de tecnologias avançadas de captação de luz e considerando a influência da temperatura, é possível maximizar a eficiência do sistema durante todo o ano.

Se você tem dúvidas ou quer fazer um orçamento, entre em contato conosco e saiba como aproveitar os benefícios da energia solar!

Share this post

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Política de privacidade

Concordar
Metalurgica Schwalm
Olá eu gostaria de saber mais.